INSCRIÇÕES  
ENCERRADAS

1

LEIA O EDITAL

LEIA O EDITAL

​Para começar, leia com atenção todo o Edital.

 

2

CONSULTE OS MATERIAIS DE APOIO

Ciências Humanas e Ensino Religioso

Formulário

para Consulta

download.png

Conheça nosso
Guia Prático

download.png

Componentes

Curriculares

download.png

Competências Gerais da BNCC

download.png

3

ASSISTA AO VÍDEO COM O PASSO-A-PASSO

 

4

TIRE SUAS DÚVIDAS

SOBRE O PROGRAMA

O que é o Programa Alavanca?


O Alavanca: Aceleração de Projetos Educacionais é um programa criado pela Somos Professores para oferecer apoio técnico e material para projetos educacionais, através de parcerias estratégicas com redes públicas de ensino. Em 2019, com o apoio do Instituto MRV, será realizada sua primeira edição em parceria com a Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes.




Quem são as organizações envolvidas na realização do Programa Alavanca?


O Programa Alavanca foi criado e será executado pela Associação Somos Professores. Em 2019, na sua primeira edição, ele conta com a parceria da Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes e com o apoio do Instituto MRV.




Como tenho acesso ao Edital?


Você pode ter acesso ao Edital clicando aqui.




Preciso ser um professor da Rede Municipal de Jaboatão para me inscrever?


Sim. Nesta edição do Programa Alavanca, apenas professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapes poderão inscrever seus projetos (para mais informações, consulte o item V do edital)




É obrigatório participar dos Encontros entre Educadores ao longo do semestre?


É obrigatória a participação dos educadores selecionados em ao menos 3 encontros de acompanhamento (previstos no Cronograma). A Secretaria Municipal de Educação oferecerá condições para a participação dos representantes dos projetos nesses eventos. Além disso, os professores precisam receber a equipe do Alavanca sempre que necessário e participar do Seminário de Boas Práticas, conforme os itens XI, XII, XIV do Edital (para mais informações, consulte o edital)




Qual a duração do Programa Alavanca?


A primeira edição do Programa Alavanca acontecerá em 2019 e terá duração de oito meses (15/04 à 13/12), conforme o item XVII do edital.




Quando serão divulgados os projetos selecionados?


A lista com os projetos selecionados será divulgada até o dia 24 de maio, conforme o item XVII do edital.




Quem irá avaliar e selecionar os projetos?


Os projetos serão avaliados e selecionados por uma Comissão Técnica criada especialmente para este fim e composta por integrantes da Secretaria Municipal de Educação, da Somos Professores, e por avaliadores externos independentes. Os projetos serão avaliados de forma anônima. A Comissão Técnica não terá acesso ao nome do proponente ou da sua escola, apenas ao título e demais informações técnicas sobre o projeto.




Quais critérios serão utilizados para a avaliação dos projetos?


Os projetos inscritos serão avaliados tendo em vista os seguintes critérios: (1) experiência e motivação, (2) autenticidade e adequação do problema,(3) metodologia, (4) protagonismo dos estudantes, (5) adequação dos recursos previstos, (6) produto final, (7) apresentação dos resultados, (8) escrita e clareza do projeto e (9) inovação. Para saber mais sobre cada um dos critérios, consulte o Edital.




Como os projetos serão premiados?


Cada projeto receberá até 3 (três) mil reais, que poderão ser utilizados na compra de materiais e na contratação de serviços. Além disso, os professores responsáveis pelo projeto receberão assessoria pedagógica individual e participarão de até 4 (quatro) encontros entre os educadores premiados ao longo do semestre. Os professores selecionados também terão acesso a materiais didáticos exclusivos e divulgação dos seus projetos a nível nacional.




Como faço para tirar mais dúvidas?


Você pode nos enviar um e-mail para alavanca@somosprofessores.org ou enviar uma mensagem para o whatsapp (81) 123812381.




É obrigatório participar do Seminário de Boas Práticas no fim do ano?


É obrigatória a participação dos educadores selecionados em ao menos 3 encontros de acompanhamento (previstos no Cronograma). A Secretaria Municipal de Educação oferecerá condições para a participação dos representantes dos projetos nesses eventos. Além disso, os professores precisam receber a equipe do Alavanca sempre que necessário e participar do Seminário de Boas Práticas, conforme os itens XI, XII, XIV do Edital (para mais informações, consulte o edital)





SOBRE MEU PROJETO

E se meu projeto já tiver sido ou estiver sendo realizado?


O projeto não precisa ser inédito e pode já ter sido iniciado. O importante é que você planeje um ciclo de atividades, com começo, meio e fim, e objetivos bem definidos, para o período de agosto a dezembro de 2019. Mesmo que você planeje dar continuidade a ele depois. Para mais informações, consulte o Edital.




O projeto pode ser proposto por mais de um professor?


Serão aceitos projetos propostos e executados por mais de um educador, da mesma ou de escolas diferentes, contanto que o educador proponente (aquele que enviará a inscrição do projeto) seja um dos responsáveis pela sua execução. Para mais informações, consulte o edital.




Quando os projetos serão executados?


Os projetos selecionados deverão iniciar suas atividades até 2 (duas) semanas após o evento de entrega dos materiais e terem seus produtos finais concluídos até a data de apresentação no Seminário de Boas Práticas. Os projetos podem ter sido iniciados antes da entrega dos materiais e podem dar continuidade às suas atividades após a data do Seminário; o importante é que os proponentes sejam capazes de apresentar um ciclo de atividades e objetivos previstos para agosto a dezembro de 2019. Para mais informações sobre essa questão e as datas previstas, consulte os itens XIII e XVII do Edital.




Como faço para tirar mais dúvidas?


Você pode nos enviar um e-mail para alavanca@somosprofessores.org ou enviar uma mensagem para o whatsapp (81) 123812381.




E se eu não souber a resposta para alguma pergunta do formulário de inscrição?


Para ser selecionado pelo Programa Alavanca você precisa ser capaz de responder todas as perguntas do formulário de inscrição com o máximo de informações relevantes possível. Caso não entenda alguma pergunta ou esteja em dúvida sobre a sua resposta, consulte o Guia Prático escrito pelos criadores do Programa. Caso não seja possível responder alguma questão, justifique o motivo no campo designado para a resposta.




Como saberei se o problema do meu projeto é relevante?


O problema de projeto é uma questão desenvolvida a partir de situações concretas, dificuldades ou desafios encontrados na sala de aula, na escola ou comunidade da qual a escola faz parte. Consulte o capítulo "Como desenvolver um problema" do Guia Prático produzido por nós para o Programa Alavanca.




Como definir objetivos de aprendizagem?


Definir os objetivos de aprendizagem é o primeiro passo a ser dado depois da escolha do problema. As atividades propostas, as técnicas de mediação e os formatos de avaliação utilizados, tudo isso precisa estar alinhado com objetivos claros e relevantes — para você, para seus estudantes e para a resolução do problema em questão. Consulte o capítulo "Como definir objetivos de aprendizagem" no Guia Prático produzido para o Programa Alavanca.




Como elaborar um orçamento para o meu projeto?


Todo orçamento é, inicialmente, uma lista de desejos. Precisamos imaginar o cenário ideal e saber o que é preciso para chegar lá; depois fazemos as adaptações necessárias. O importante é deixar claro a utilidade e importância de cada item da sua lista. Na dúvida, menos é mais. Os materiais só serão adquiridos após a visita técnica aos projetos selecionados. Para mais informações, consulte o capítulo "Como elaborar um orçamento para o meu projeto" no Guia Prático produzido para o Programa Alavanca.





SOBRE A INSCRIÇÃO

Como inscrevo um projeto?


As inscrições serão recebidas exclusivamente através de formulário online, disponível no site www.alavanca.org/inscricao. Não serão aceitos projetos enviados por e-mail, correios ou qualquer outro meio. Para assistir o passo-a-passo de como se inscrever, assista o vídeo que preparamos para você aqui.




Posso inscrever mais de um projeto?


O mesmo proponente poderá inscrever quantas propostas diferentes desejar, contanto que ele seja um dos responsáveis pela sua execução, conforme o item V do Edital (para mais informações, consulte o edital)




Minha escola pode inscrever mais de um projeto?


Sim. Não há limite para a inscrição de projetos por escola.




Qual é o último dia para inscrever um projeto?


O período de inscrição vai de 15 de abril até 15 de maio às 23:59. Não serão aceitos projetos submetidos após o encerramento da Chamada Pública.




Posso consultar o formulário de inscrição antes de me inscrever?


Você poderá ler as perguntas do formulário de inscrição antes de se inscrever, clicando aqui. Mas, para se inscrever, é necessário acessar o formulário online disponível aqui. As inscrições serão recebidas **exclusivamente** através de formulário online Não serão aceitos projetos enviados por e-mail, correios ou qualquer outro meio.




Como posso tirar dúvidas sobre as questões do formulário de inscrição?


A Somos Professores produziu um Guia Prático exclusivo para a criação de projetos educacionais como os que serão selecionados através do Programa Alavanca. Nele são explicados os principais conceitos questões presentes no formulário de inscrição. Para baixar o Guia, clique aqui.




Como vou saber que consegui me inscrever?


Você receberá um e-mail automático confirmando o recebimento do seu projeto. Caso esse e-mail não chegue, entre em contato conosco imediatamente.




Preciso ser um professor da Rede Municipal de Jaboatão para me inscrever?


Sim. Nesta edição do Programa Alavanca, apenas professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapes poderão inscrever seus projetos (para mais informações, consulte o item V do edital)




Como faço para tirar mais dúvidas?


Você pode nos enviar um e-mail para alavanca@somosprofessores.org ou enviar uma mensagem para o whatsapp (81) 123812381.





5

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Clique no botão ao lado para inscrever sua proposta

FALE CONOSCO

Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas. Mas, como nossa equipe é pequena, podemos levar até 48 horas para responder sua mensagem. O número de telefone é opcional, mas não esquece de conferir o endereço do seu e-mail para que possamos te contactar, ok? Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp.

EMAIL

alavanca@somosprofessores.org

WHATSAPP

81 9 95658905

REDES SOCIAIS 

  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

Rua das Pernambucanas, 282. Sala 503.

Graças. Recife - PE. CEP: 52011-010

REALIZAÇÃO

REDE PARCEIRA

Acordo de Cooperação Técnica

APOIO

APOIO: